Viagem ao Deserto do Atacama - Planejamento 01
Partiremos de moto para o Deserto do Atacama no Chile em Outubro de 2014 e até agora está tudo correndo de acordo com o planejado. Basicamente faltam alguns acessórios para a moto e alguns itens de vestuário.
A idéia começou em Outubro de 2011, ano em que completavam 14 anos sem subir em uma moto, a última vez foi em 1997 quando me casei e vendi minha Honda NX 350 Sahara 1996 quase zerada.
Comecei a cogitar a compra de uma moto com o propósito de realizar uma longa viagem. Não tinha o roteiro da viagem em mente mas pensava em algo que pudesse ser beira-mar, com estradas cheias de curvas para viajar sem pressa. Na época pensava numa distância de mais ou menos 2.000 km.
Decisão de comprar a moto tomada, então começaram as pesquisas na web para ajudar na escolha. Comecei a ler comparativos de diversos modelos de moto e ao mesmo tempo dicas de motociclistas que fizeram uma longa viagem. As informações que obtive não poderiam ser melhores, sempre gostei das motos altas do tipo trail, já tive Honda XL 250, XLX 350 e Sahara, e esse foi justamente o tipo mais recomendado.
Levantei informações sobre Suzuki V-Strom 650, Yamaha XT 660Z Teneré, Honda XL 700 Transalp, BMW G 650GS, Honda XRE 300 e Yamaha XT 250Z Teneré.
Com certeza qualquer uma dessas poderia me levar até o Deserto do Atacama, mas cada uma delas tem características importantes que influenciaram minha decisão.
Em Setembro de 2012, quase um ano depois, encostei a BMW G 650GS na garagem de casa e fui chamar esposa e meus dois filhos para verem, era só alegria, afinal, agora sim o plano estava saindo do papel ou melhor, do Google.
Nessa altura do campeonato, influenciado pelos inúmeros relatos que lí na web, minha longa viagem genérica de 2.000 km já tinha se transformado em Deserto do Atacama, 9.000 km e também já tinha convencido minha esposa a ir junto comigo (nem eu acredito nisso!!!!...\o/...).
A escolhida... |
Outro ponto dessa empreitada é que viajaríamos sozinhos, eu e esposa, já tínhamos isso como certo, já que há uma grande dificuldade em encontrar parceiros e caso encontre, mais difícil ainda compatibilizar agenda. Bom, então informo a novidade: isso mudou e agora um casal de amigos viaja junto com a gente, Juliano e Thayna ....legal!!!