Viagem Alto Paraíso de Goiás - Chapada dos Veadeiros



Conhecemos em maio de 2013 a cidade de Alto Paraíso de Goiás, município localizado no nordeste goiano, na Chapada dos Veadeiros. Cidade reconhecida por seu valioso santuário ecológico, fauna e flora típicas do cerrado.

O município compõe o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, parque criado em 1.961 com área de 65 mil hectares de cerrado de altitude com diversas formações vegetais, centenas de nascentes e cursos d´agua, rochas com mais de 1 bilhão de anos e paisagens de rara beleza. O Parque abrange ainda os municípios de Cavalcante, Colinas do Sul, São João D´aliança e Teresina.

Como não tínhamos muito tempo, a viagem foi quase um bate-volta, ficamos apenas um dia em Alto Paraíso, o negócio tinha de ser rápido e cumprir o principal objetivo que era experimentar a moto, uma BMW G 650 GS e também nossos limites.

Dia 01 - 10/05/2013 - São Joaquim da Barra-SP - Catalão-GO

Saímos por volta das 7hs, moto equipada com um baú central V46 da Givi e uma mochila nas costas da esposa.

Rodamos aproximadamente 50 km e tivemos que dar um jeito de amarrar a mochila sobre o baú central pois estava desconfortável. Nem adiantou eu dizer que faltavam apenas 750 km para chegar, rs...

Rodamos pela Rodovia Anhanguera, que em Minas Gerais passa a se chamar BR-050 até Catalão, onde já havíamos feito reserva pelo decolar.com para pernoitar.

Ficamos no Hotel Flamboyant, hotel novinho, estacionamento seguro para a moto, bem localizado e com bom preço.

Lago em Catalão-GO
Dia 02 - 11/05/2013 - Catalão-GO - Alto Paraíso de Goiás-GO

Saímos cedinho pegamos novamente a BR-050 em direção a Cristalina depois Planaltina até chegarmos a Alto Paraíso de Goiás.

A maioria das rodovias em bom estado de conservação, com exceção da GO-118, perto de Alto Paraíso que estava com muitos remendos, mas nada que pudesse prejudicar a viagem.

Falando em prejudicar a viagem, a mochila presa no baú se soltou várias vezes, a superfície arredondada do baú permitia que a mochila se movesse afrouxando as amarras, foi preciso várias paradas para refazer a amarração. Na próxima, só amarro sobre o baú se tiver uma grelha instalada.

Portal da Chapada dos Veadeiros
Chegamos em Alto Paraíso e fomos direto para a Pousada Casa Rosa que reservamos pelo decolar.com, já passava das 15:00hs e não dava mais para realizar nenhum passeio no dia, então ficamos na varandinha do nosso quiosque descansando um pouco.

Varandinha do quiosque

Saímos para andar um pouco pela cidade e o que vimos é que realmente a cidade tem um astral místico estilo Ninho da novela das nove.

Jantamos no restaurante Taj Mahal, local bacana, aconchegante mas com preço um pouco salgado.

Dia 03 - 12/05/2013 - Alto Paraíso de Goiás-GO

Acordamos cedo, tomamos café e ficamos aguardando a chegada do guia que nos levaria para alguns passeios. Contratamos antecipadamente os serviços da Alternativas Turismo (http://www.alternativas.tur.br) que opera por lá.

E o guia chegou: senhor Very Júnior sujeito muito bacana nascido e criado lá na região, conhece tudo do parque.

Fomos com o carro do guia até a Fazenda São Bento, deixamos o carro num determinado ponto e seguimos a pé por uma trilha até a cachoeira Almécegas I, demos um mergulho, água gelaaaada, depois seguimos noutra trilha e fomos conhecer a cachoeira Almécegas II.

Cachoeira do Córrego Almécegas II
Cachoeira do Córrego Almécegas I

Almoçamos no Rancho do Waldomiro, por recomendação do Very experimentamos a Matula, um prato típico da Chapada dos Veadeiros conhecida como a feijoada do cerrado. O prato era o principal alimento dos peões do início do século e leva na receita carne de sol, linguiça, pé e pele de porco e carne de lata, muito bom...

E é claro, experimentamos uns licores pra ajudar na digestão...



Depois fomos conhecer o Vale da Lua, um conjunto de formações rochosas esculpidas pelas águas do Rio São Miguel que lembra uma paisagem lunar.

Vale da Lua
Final de tarde voltamos para Pousada para descansar e enfrentar a viagem de volta...

Dia 04 - 13/05/2013 - Alto Paraíso de Goiás-GO - São Joaquim da Barra-SP

Saímos por volta de 7hs da pousada e tocamos direto até São Joaquim da Barra, 820 km, chegamos já anoitecendo por volta das 19hs, foi pauleira, muito cansativo. Maior distância que percorri de moto num só dia.

Resumo

Viagem realizada em
10/05/2013 a 13/05/2013

Moto

BMW G 650 GS
Quilômetros rodados

1.750 km ida e volta
Consumo médio de combustível

22 km / litro
Hóteis
Hotel Flamboyant  - Catalão

Pousada Casa Rosa – Alto Paraíso de Goiás
Passeios
Alternativas Turismo

Postagens mais visitadas deste blog

Viagem Morretes - PR

Viagem ao Deserto do Atacama - 11º Dia - San Pedro de Atacama/CH a Taltal/CH

Viagem ao Deserto do Atacama - 8º Dia - Purmamarca/AR a San Pedro de Atacama/CH